lunedì 11 maggio 2009

"MARAVILHA" , uma entrevista

uma entrevista on-line, realizada pelos alunos da UFC (Grupo de Estudo da Fotografia da Universidade Federal do Ceará)
lá vai

Será que vou estragar a surpresa final deles? Me perdoem... mas sou uma pessoa impaciente..
foi publicada alguns dias depois no http://caixaclara.wordpress.com

Oi Francesca,
tenho um blog junto com a Analice onde escrevemos sobre fotografia. Ainda estamos no início, mas queremos focar a produção do Ceará e levantar algumas discussões sobre fotografia. Aproveitando que "Maravilha" será lançada na prox. quarta-feira e que o Silas soprou que você vai se mudar, decidimos propor uma entrevista contigo via e-mail pra saber mais da sua experiencia no trabalho da Maravilha e dos seus posicionamentos enquanto fotógrafa. São sete perguntas, que mandamos via anexo.
Seria legal se você respondesse. Acho que levantaria umas boas questões. Será publicado no nosso blog, no dia da estreia da exposição Maravilha - que nós iremos, por sinal.
Abraço,
Yuri e Analice.


Olaaa que chique!! entervista via mail

Só se vc prometem mesmo que vão na abertura. De outra forma ... não garanto a entrevista
Pelo que eu vi tem questões bem delicadas que vc me estão pondo; não sei se consigo responder "politically correct" a todas
algumas me dão vontade de colocar um ????? não sei, mas vamos lá!!!
Vou tentar ser "objetiva" que nem uma 35 mm canon ou nikon... a vc a escolha


"Silas soprou que você vai se mudar"
Vou sim, só faltam menos de dois meses... probls famaliares (sempre e bom culpar aos outros) e também de relacionamento entre "eu"/ o mundo e "eu " /comigo mesma


1) Francesca, você fala que a Comunidade Maravilha te acolheu com generosidade e alegria. Depois do trabalho, você tem muitos amigos por lá? Como é a relação com as pessoas de lá? Tem alguma que te chame atenção em especial?

"Conheco" a comunidade desde 2001 (fevereiro) quando a visitei pela primeira vez. Digo "conheco" pois esteve lá nessa epoca pela primeira vez. Até hoje não sei ao exato o que eu conheço e o que eu des-conheço.
É uma realidade muito diferente da minha... europeia, burguesa etc etc... mas... eu me sinto tmb diferente - e muito - dos burgueses daqui, dos da Itália, da minha mesma família... enfim... me sinto , sei lá, numa realidade que e só minha, talvez, que nem existe se não na minha cabeca... não sei explicar ao bem.
Quanto a generosidade e a alegria... condivido um pouco da vida de algumas pessoas da Comunidade, que se tornaram, não posso dizer amigas, mas pelas quais sinto muito carinho. Contam pra mima histórias, muitas vezes não entendo nada das palavras -problemas de sotaque- mas entendo os gestos e o afeto... as idéias .. dificil entender... é muito complicado explicar tudo isso numa mail... sei lá. Não são amigos, são pessoas com as quais tento fazer algo, brigo (sou muito briguenta) para melhorar algo, pessoas que, ao mesmo tempo que eu ajudo elas, elas - sem nem saber, as vezes- me ajudam muito mais, pois me deixam entre-ver uma "realidade" diferente, uma alternativa a esse mundo ... sei lá o que... esquisito???

Não para me achar, mas - como fiquei super comovida quando a recebi - vou repassar a carta que a "Pequena Avril" me enviou alguns dias atrás, quando ela soube que vou me mudar. Isso tem a ver com a alegria, a generosidade e o amor.
O nome dessa minha ex- aluna, hoje professora de flauta (mas ela é tmb uma otima fotografa) é Camila Souza, em arte Pequena Avril
A sua é uma música - a minha querida amiguinha me desculpe pois não prestei a devida atenção - de não lembro quem... A minha Pequena trocou as palavras


"Como poder ser, morar longe daqui?
Pois graça a vc o Clica nasceu
Fico só pensando que foi vc chegar
Que na Maravilha uma benção aconteceu

Peço tanto a Deus, obrigada para te conhecer
E as nossas bagunças vc suportar
E aqui conosco vc sempre está
E todos esse anos vc nos alegrar

De todos os gritos que vc já deu
Qual foi que a gente mereceu?
Mais tudo bom, deixe pra lá
Só o tempo vai nós dizer

Quero te dizer em nome de todos aqui
Um "big" obrigado bem legal
Isso não é puxa saco não, é só pra dizer
Que iremos sentir saudade de vc
São tantas crianças que na fotografia
Descubriram um jeito melhor de viver
Se o pouco, que temos, deixar a gente feliz
Isso tudo è graça a vc
Isso é graça a vc, isso é graça a vc

Qual a maior alegria que podemos ter na vida? Tudo isso é a mesma coisa de quando meu filho me diz "Te amo, mamãe"

Muitas vezes eu recibo, de um ou do outro, na Maravilha, uma carta parecida. A maior parte das vezes acho que nem mereço tudo isso. O problema aqui, é que a maior parte das pessoas são carentes - carentes de dinheiro, trabalho, comida etc - mas sobretudo carentes de afetividade, de alguém que as escutes e que as considere "gente".

2) Você acha que é possível salvar o mundo através da fotografia ou os fotógrafos só estão realmente preocupados com o próprio umbigo?

Hoje como hoje a foto não salva ninguém (vou ter muito inimigos pelo que estou afirmando)
Não vou falar de coisas que já coloquei no meu blog. Leiam o que já escrevi e decubram o que eu penso.

3) O que te motivou focar teu trabalho na temática da comida especialmente na Maravilha?

Na Maravilha eu trabalho. Então, como sou pigriçosa, escolhi a via mais simples...
O "Fome Zero" da campanha Lula despertou logo meu enteresse quando cheguei, pois é muito parecido a uma campanha de jeans de Dolce Gabbana o da Levi's...propaganda eleitoral com a ajuda dos "best" daqui e do mundo (Xuxa, Lenny Kravitz, Beckmann, Coca-Cola, BNB, Exercito Brasileiro, Parada Gay, Gisele Bundschen , só pra lembrar alguns que deram seu apoio e seu nome a esta campanha)

4) Você já devorou a Maravilha?

Já ... acho que todos nos somos meios canibais... mesmo quando nos não nos damos conta disso...o meu livro e minha expo que abri essa semana são uma obra meio "cannibal": a exploração de uma gringa de um mundo que é , mesmo perto, muito distante...

5) E a Maravilha já te devorou?

Tentou... mas eu sou indigesta

6) Você defende que as fotos dessa exposição são um retrato pessoal de quem mora na Comunidade. Por que a opção pelo Centro Cultural do Dragao ao invés da própria comunidade da Maravilha?

Essa obra é um retrato pessoal meu, somente meu. E.... como eu sou chique, burguesa, européia, quis expor num lugar chique da cidade
PS: o pimeiro lancamento do livro foi feito na Comunidade Maravilha. Convidei alguns "fotografos-criticos- midiaticos" de fora. Ninguém apareceu...

Já vi lançamento de livro e expo vazias tmb no Dragão do Mar....
A pergunta a se fazer é outra. Cadé a cultura e o pensamento crítico por aqui?
Porque a maioria das pessoas (vamos dizer logo, sem pelos na lingua, "fotografos" -pois eu lido com fotografia- ) não vão nas expos dos colegas e todos tem algo a dizer um contra o outro no lugar de se confrontar de verdade, deixando os egos de lado e fazendo algo mais construtivo?

7) Em breve você estará de mudança para a Europa. O livro Maravilha é alguma espécie de despedida? O que não te faz querer explorar mais o Brasil?

Sim, essa é minha despedida, infelizemente ou felizemente... ainda não digeri essa parte.. não sei ao bem o que será de mim
Explorar o Brasil???? Tentei... mas, se VC fala em "explorar" parece até coisa positiva - "conhecer", "investigar"- .. se eu falo em "explorar", a mesma palavra assume significados diferentes

Nessun commento: