giovedì 28 maggio 2009

exposição "Maravilha"... a novela



Dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima (será que isso foi fatal para uma agnostica como eu!), foi inaugurada a exposição "Maravilha" no Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza.
A expo já começou com vários problemas... como qualquer coisa nesse país.
Foi convidada pelo Memorial da Cultura Cearense no começo de março. Era para abrir a expo "logo já" em abril. Aos poucos ela foi adiada... metade de abril, final de abril, começo de maio, dia 12 de maio e enfim dia 13... aí ficou. Graças à Deus, como se diz por aqui... ou melhor como eu acho, graças às negociaões das "politicagem" (bem mais poderosas que qualquer "deus").
Então lá vou eu com minha expo. Durante a montagem enfrentei alguns problemas: teve que colocar uma lista inacreditável de logomarcas de empresas que nada fizeram para mim. No final das contas, o Dragão ofereceu o espaço e o coqueteil (somente porque caia no mesmo dia do fechamento do seminário sobre Comida do Ceará). A Coelce quis aparecer somente porque assinou um papel onde dizia que liberava a entrega de algumas geladeiras velhas. Quem pagou o frete foi eu. O Sesc-Fecomercio - pelo que eu sei os emprendedores daqui.. verdade que tem a crise, mas...são um bando de mão de vaca!!!! - "emprestaram" umas cestas básicas que devo devolver no final da expo.
No dia da abertura (e em seguida tmb) notei a escassa presença da classe dos fotógrafos, que nessa terra gostam de dar beijinhos e fingir ser "politically correct" na vossa frente, mas que tentam boicotar tudo por causa de alguma "invejinha" pessoal... "Amigos" que convidei na abertura falaram estar muito atarefados e que "um dia desse"  passariam por lá. Em duas semanas não passaram e nem tem intersse (pior pra eles). 
Nessa terra abençoada só consegui vender uma meia duzia de livros... livros todos bancados por mim, sem a menor ajuda de custo desses editais que estão por aí e que a gente ganha facilmente (sempre tem alguns na commissão que conhecemos...) Eu vendo meu livro por um preço que nem cobre os custos, mas... Ahi, quando eu falo isso o povo responde, se vc fez é porque vc pode... eu retoco, se eu fiz é porque eu quis... 
Enfim.. vc pode pensar que sou meio negativa e paranoica... pode até ser.
Como eu disse a um amigo, gosto de beber um vinhozinho à noite mas... eu sou e continuo sendo uma pessoa muito responsável, correta e direta (no sentido, falo as coisas que penso na cara de qualquer um... não tenho nada a perder, essa é minha força)
Chegando ao dia de hoje.. 
Ontem, infelizemente, eu perdi meu dia atrás da Tv Cultura. Não serviu a muito.. 
Vou explicar.  A tv me contatou para fazer uma matéria com as pessoas da Maravilha falando sobre a experiênça de serem fotografadas por mim, minha idéia etc etc..
Os reporteres da Tv chegaram atrasados de uma hora, mas antes enviaram uma "força policial" de apoio: na Maravilha apareceram dois policial armados até os dentes (teve a impressão de estar no Afganistão!), logo depois chegou a Ronda e enfim alguns outros policiais, todos armados e protegidos como se estivessem acompanhando um tiroteiro entre gangues... quando estavamos só fazendo uma reportagem socio-cultural numa ONG cheia de meninos.
Depois de uma hora de espera, apareceram os reporteres... mortos de medo pois eu os conduzi nos labirintos da Maravilha até o terreiro da Dona Maria, que se vestiu com a mais linda roupa de Mãe dos Santos, vermelho e azul, para depor na entrevista... Adorei e fiquei comovida!
Em seguida acompanhei os reporteres até o Dragão do Mar. A minha expo estava interditada pois o teto desabou. E com essa chuvinha que está caindo na hora que escrevo acredito que daqui a domingo desaba tudo de vez..

Depois de mais uma hora esperando, os responsáveis do Dragão do Mar se apresentaram e disseram que só tinha uns "pinguinhos" prejudicando a expo. Nem eles sabiam de nada... 
A informação na era da infomática não vai muito longe não!!! Todos tem celulares, são conectados, mas no final não sabem - ou não querem saber - de nada.
Como me disseram... o problema é que essa é a terra da luz e do sol!!! 
Aqui nunca chove e por isso o Senhor Arquiteto que construiu aquele espaço onde está minha expo não tem culpa. Nem ele, nem ninguém. A culpa é só de Deus: por aqui nunca chuveu tanto!!! DEUS ESQUECEU QUE ESSA É A TERRA DA LUZ!!!! 
Cassete, todo mundo continua falando isso que esquecemos de estar num país tropical, onde existem sim chuvas fortes e enchentes... Só porque são raras não significa que elas não existem!!!!

Enquanto estou escrevendo uma boa chuva continua caindo lá fora. 
Deus quer se vingar das minha palavras. E eu queria me vingar dele e de todos os "poderosos" que se aproveitam de nos.

ps: a TvC no final hoje nõ passou a matéria que tinha prometido.
Não sei se isso deve-se à hora tardia em que foi feita a gravação ou à outros problemas técnicos....

Vamos aguardar o novo roteiro dessa novela...

Depois de dois dias fechada por "causas técnicas", a exposição Maravilha foi reaberta e continua em cartaz no espaço Multiuso até domingo, dia 31 de maio de 2009... se antes não desabar o teto completamente!!!! 


 

Nessun commento: